Em entrevista, Dr. Hiran destaca prioridades do mandato para o desenvolvimento de Roraima

Em entrevista, Dr. Hiran destaca prioridades do mandato para o desenvolvimento de Roraima

Conversa ocorreu no programa Agenda da Semana, no último domingo.

O senador eleito por Roraima no pleito deste ano, Dr. Hiran Gonçalves (PP), participou do programa Agenda da Semana da Rádio Folha 100,3 FM, neste último domingo, para debater assuntos como relações comerciais internacionais, eleições 2022 e os planos da bancada federal para os próximos quatro anos.

O avanço econômico da Guiana tem despertado a atenção de investidores locais e internacionais, bem como a exportação de produtos cultivados no estado, por meio de um acordo de cooperação entre Guiana e Roraima. “Hoje, este é o país que mais cresce na região, já até falei aqui que precisamos oferecer oportunidades para nossos jovens estudarem inglês. Vamos precisar cada vez mais de profissionais preparados e qualificados para atender as demandas do mundo globalizado”, destacou Gonçalves.

Contudo, complementou, é necessário integrar a Guiana ao Parlatino (Frente Parlamentar Latino-Americana). “Solicitei a inclusão da Guiana no bloco de 24 países hispânico que discute educação e programas de doenças endêmicas como a malária e a dengue, e as doenças que mais demandam atenção e recursos do SUS atualmente”, explica.

Ainda no viés de desenvolvimento, Hiran Gonçalves destacou a importância do investimento do Governo Federal na conclusão da BR-319 para interligar Roraima ao restante do País e também para conectar Boa Vista à capital guianense, Georgetown. Outro ponto a ser discutido com o Governo Federal no próximo ano, segundo ele, é a retirada de uma corrente que atravessa a BR-174, na divisa entre Roraima e o Amazonas, para controlar o tráfego na rodovia. O bloqueio existe desde a 1970 e é atualmente controlado pelos índios da Terra Waimiri Atroari. “Quero convencer o governo a tirar aquela corrente de lá”, se comprometeu.

Bancada federal unida
Quanto aos planos da bancada federal para os próximos quatro anos, o senador eleito acredita que a experiência dos reeleitos somada à força de trabalho dos novos parlamentares resultará em mais recursos para o Estado. “Evoluímos muito em questões emblemáticas, agora temos outros desafios. Um deles é o PL 191/2020, que trata da exploração de riquezas naturais em reservas indígenas mediante consulta às comunidades afetadas e compensação financeira pela exploração de recursos minerais”, esclarece Gonçalves.

Dr. Hiran aproveitou para fazer um convite ao governador, os deputados federais e prefeitos roraimenses para, juntos, discutirem as emendas parlamentares que irão compor o orçamento do País em 2023. “Acabou a eleição, daqui para frente nosso partido é o povo de Roraima”, afirma Gonçalves, que até 31 de dezembro completará o mandato como deputado Federal. “Precisamos reestabelecer a harmonia, o respeito e o equilíbrio na relação entre todos os poderes. Vamos trabalhar para levar mais qualidade de vida para nossa gente”.