Infraestrutura: Linhão de Tucuruí agora é realidade para Roraima

Infraestrutura: Linhão de Tucuruí agora é realidade para Roraima

Deputado Dr. Hiran trabalhou em conjunto com outras autoridades para articular a interligação de Roraima ao Sistema Nacional de Energia.

Outubro de 2022 ficará marcado para Roraima como o ano do desenvolvimento e destravamento com a assinatura do acordo para início das obras do Linhão de Tucuruí, que, até 2026, interligará Roraima ao Sistema Nacional de Energia Elétrica (SNE).

No dia 19 de outubro, o ministro de Minas e Energia, Adolpho Sachsida, acompanhado do deputado federal e senador eleito Dr. Hiran (PP), do governador do Estado, Antônio Denarium (PP), do presidente da Eletrobras, Wilson Júnior, deputados estaduais e demais autoridades, assinou o acordo para o início das obras do Linhão de Tucuruí, em solenidade no Palácio Senador Hélio Campos.

Mais do que uma obra moral, classificou o ministro, o Linhão é responsabilidade moral a todos os brasileiros. “Além da obra ser econômica, social, ela tem um caráter moral. Isso é mais do que energia, é um compromisso de Federação”, disse Sachsida.

Interesse nacional
O resultado é trabalho começado há anos por Dr. Hiran. Com atuação em conjunto com os demais parlamentares, o deputado coordenou a bancada federal para que o Linhão de Tucuruí fosse reconhecido pelo Governo Federal como obra de interesse nacional.

A medida foi publicada no Diário Oficial da União de 28 de fevereiro de 2019, em edição extra. Esse trabalho fez diferença e trouxe resultados, considerou. “Aqui começa uma parte da nossa integração que foi sonho nosso, mas esse sonho foi esperado por muitos roraimenses”, disse ele.

Dr. Hiran destacou ainda que esse interesse faz parte da proposta de governo do presidente e candidato Jair Bolsonaro (PL), autorizando a compensação financeira aos indígenas Waimiri-Atroari para passagem do linhão dentro da comunidade. “É por isso que Roraima tem esse respeito e agradecimento ao nosso presidente”, frisou.

Energia e emprego
Roraima será o último Estado da Federação a ser interligado com o Sistema Nacional de Energia Elétrica. São mais de 700 quilômetros de obras entre Manaus (AM) e Boa Vista (RR), e o prazo de 36 meses para conclusão e energização dos cabos de transmissão.

Com foco na preservação ambiental, as 1.384 torres serão construídas em áreas específicas, com as linhas de transmissões acima das árvores, de circuito duplo de 500kV, em investimento de mais de R$ 3 bilhões.

A previsão do Consórcio Transporte Energia S.A., responsável pela construção do Linhão, será pela geração de mais de 10 mil empregos diretos e indiretos.

“O Linhão de Tucuruí representará mais qualidade na energia elétrica fornecida aos consumidores de Roraima e mais possibilidades de investimentos industriais, pois dará segurança e qualidade de vida”, finalizou o deputado Dr. Hiran.