Dr. Hiran defende estrutura e mais qualidade dos cursos de medicina

Dr. Hiran defende estrutura e mais qualidade dos cursos de medicina

O futuro dos cursos de medicina do País e o exame de proficiência médica para a melhoria da qualidade dos cursos de medicina foram temas de debate do XII Fórum Nacional de Ensino Médico do Conselho Federal de Medicina, que contou com a participação do presidente da FPMed, deputado federal Dr. Hiran (PP-RR).

Dr. Hiran (PP-RR) mostrou preocupação com a abertura de novos cursos sem o devido investimento no corpo docente e sem estrutura de hospitais que possa proporcionar uma preparação prática aos estudantes.

“É muito grave o declínio da qualidade do ensino nas faculdades de medicina, há cada vez mais faculdades sendo abertas e menos médicos na docência, isso nos preocupa”, disse o parlamentar.

EXAME – Sobre o exame de proficiência em medicina, Dr. Hiran disse que a avaliação do estudante não pode excluir a avaliação de qualidade da faculdade e que os alunos são as verdadeiras vítimas do sistema.

“Caso haja esse teste, a universidade deve ser avaliada durante o período de formação do estudante, permitindo assim que ajustes sejam feitos”, opinou.

Eleito ao Senado Federal para a próxima legislatura, Dr. Hiran pontuou que há cursos no país abertos sem respeitar premissas incluídas nas leis vigentes e normativas do setor, dentre elas, a presença de um professor médico em sala de aula.

“Desde a lei do ato médico, quando a medicina tem que ser ministrado por médicos, temos inumerosas escolas que em seu corpo docente, aulas são ministradas por não médicos, o que acarreta falha no processo de ensino-aprendizagem”, declarou informando que apresentará um Projeto de Lei que punirá escolas que obedecerem esse critério.

FÓRUM- O XII Fórum Nacional de Ensino Médico do CFM é uma realização da Comissão de Ensino Médico do CFM sob coordenação do conselheiro Julio Braga, que reuniu especialistas e autoridades no tema para debater a acreditação de cursos, o teste do progresso e exames de Ordem.